O Escotismo é um movimento educacional que é apresentado aos jovens de ambos os sexos, com a supervisão de adultos, na forma agradável de um “grande jogo”. Estimulamos nos jovens a sua necessidade de explorar, descobrir e querer saber, através de atividades práticas e em contato harmonioso com o meio-ambiente. Interessa-nos mais a formação de atitudes do que a aquisição de conhecimentos ou habilidades específicas.
Em todo o planeta:
Estamos presentes em 216 países, nossos membros advém das mais diversas religiões, etnias, preferências políticas e classes sociais. Somos representados mundialmente pela WOSM (World Organization of Scouting Movement - Organização Mundial do Movimento Escoteiro), com sede na Suíça.
No Brasil:
Aqui, a União dos Escoteiros do Brasil (UEB) é uma organização de fins filantrópicos, civil, não governamental, de interesse e utilidade pública que representa o movimento escoteiro no Brasil.
O projeto educativo do Movimento Escoteiro é implementado pelos grupos escoteiros filiados à UEB. Em 2010, nosso grupo completou 19 anos de atividades ininterruptas, sempre no bairro do Bosque dos Eucalípitos na cidade de São José dos Campos.
No Grupo Escoteiro, as crianças e jovens são divididas por Ramos de acordo com a idade:
- De 7 a 10 anos - As crianças nesta idade podem ingressar no Ramo Lobinho, toda esta fase é desenvolvida em torno do “Livro da Jângal”, resumido em “Mowgli, o Menino-Lobo” com o objetivo de contribuir no processo de socialização que as crianças dessa idade vivem.
- De 11 a 14 anos - Os Jovens nesta idade podem ingressar no Ramo Escoteiro. É o período de busca de novos territórios, aventuras com os amigos, utilizando um sistema de equipes e o encontro com a natureza.
- De 15 a 17 anos - Os Jovens podem ingressar no Ramo Sênior fase voltada para atividades aventureiras, de serviço comunitário, sociais e culturais. O principal aspecto neste Ramo é o desafio da auto-realização.
- De 18 a 21 anos - já em uma fase jovem-adulta do movimento os jovens podem ingressar no Ramo Pioneiro desenvolvem projetos e ações sociais em conjunto com atividades de interesse das equipes.
A motivação que atrai os jovens à ação é: a diversão para o Ramo Lobinho, a aventura para o Ramo Escoteiro, o desafio e a superação para o Ramo Sênior, e o serviço para o Ramo Pioneiro.